Rejeitando essa realidade

No post anterior falamos de como o mundo tem feito com uma das fases da vida que considero a importante a adolescência.

Mas porque será que o mundo e a sociedade têm tanto interesse em nos paralisar de maneira tão forte na adolescência? Simples, adolescentes que conhecem seu potencial e aprendem que ter responsabilidades e muito mais bacana que do ser um “Zé Mané”, fazem a diferença, mudam a cara de um país e através do presente projetam o futuro.

O Brasil ainda não teve a oportunidade de ter em sua historia uma geração de adolescentes que descobriram seu potencial, mas creio que essa geração pode mudar de vez por toda essa situação gerando uma reação em cadeia, onde as próximas gerações também seguiram com o mesmo poder de mudança.

Hoje somos cercados de todos os lados para não crescemos e não avançarmos nessa fase da vida, somos levados e curtir a cada instante como de fosse o ultimo sem nos preocuparmos com o futuro, pois em todos os lugares lemos,ouvimos e aprendemos isso.

Mas hoje rejeite a mentira, arregace as mangas, está na hora de mostrar que uma geração forte, com ideais e foco pode fazer.

Li em um livro que a adolescência e um trampolim para a vida adulta *, sei que a palavra adulto nos assusta um pouco, mas e temos que encarar a verdade hoje temos 13,14,15 anos  amanhã 25, hoje nossas mentes estão livres de contas,vestibulares,trabalho,faculdades,pós-graduação, MBA, fatura de cartão, chefes,dividas, mas e daqui a 2,3,4,6 ou ate mesmo 10 anos, vamos cair de pára-quedas nessa situação e aí, ninguém nos treinou pra isso, só aprendemos que curtir é bom, mas essa parte de responsabilidades e desafios ninguém disse nada .

Esse blog tem como objeto te preparar para esse futuro cheio de aventuras que te espera. Mas antes de irmos parte prática e divertida vamos os números que nos levaram a essa conclusão:

  • Segundo a Unicef o Brasil têm hoje 21.249.557 adolescentes, o que significa 12,5% da população nacional.
  • Nas duas últimas décadas, o número de homicídios de adolescentes (15 a 19 anos) aumentou quatro vezes.(Unicef)
  • Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade a cada ano, apesar de apenas 30% terem sido condenados por crimes violentos.(Unicef)
  • “Como pensam e se comportam os adolescentes de hoje:
    filhos da revolução tecnológica, eles vivem no mundo
    digital, são pragmáticos, pouco idealistas e estão
    mais desorientados do que nunca.”(Revista Veja)
  • “…o suicídio de adolescentes gays se torna uma preocupante tendência” (Revista Veja)
  • Segundo o estudo, 70% dos adolescentes entre 12 e 15 anos admitiram já ter sofrido agressões virtuais. ( O Diário do Grande ABC)
  • Cerca de 1,1 milhões de adolescentes engravidam por ano no Brasil.(itodas_Uol)
  • Segundo Merrick (2000), as taxas do suicídio entre jovens de 15-24 anos nos Estados Unidos aumentaram de 2,7,…para 13,2…( Virtualpsy)

E aí vamos rejeitar e mudar essa realidade?

*Livro: Radicalize, Alex e Brett Harris

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s